Surgida na Europa durante a Idade Média, a Maçonaria era uma sociedade secreta inicialmente ligada a corporações de ofício, entre elas e dos construtores de catedrais. Daí a palavra maçon, que em francês quer dizer pedreiro, e certos símbolos adotados pela associação, como o esquadro e o compasso. Com o tempo, as lojas maçônicas passaram a admitir o ingresso de pessoas de outros grupos, como religiosos, políticos, intelectuais.
Em 1717 quatro lojas maçônicas se uniram na Inglaterra dando origem à Grande Loja, de qul se originaram todas as demais lojas do mundo. Nessa época, a Maçonaria dotou princípios do iluminismo e do liberalismo, como a liberdade de pensamento e a oposição o absolutismo. À época em que na colônia portuguesa ganhavam corpo os movimentos anticoloniais, na Europa multiplicavam-se as lojas maçônicas.
No Brasil, a Maçonaria tornou-se um pólo de difusão das ideias emancipacionistas e teve importante participação no processo que culminou com a Indpedência, em 1822.
O compasso é o símbolo do espírito, do pensamento nas diversas formas de raciocínio, e também do relativo (círculo) dependente do ponto inicial (absoluto). Os círculos traçados com o compasso representam as lojas.
O Esquadro resulta da união da linha vertical com a linha horizontal, é o símbolo da retidão e também da ação do Homem sobre a matéria e da ação do Homem sobre si mesmo. Significa que devemos regular a nossa conduta e as nossas ações pela linha e pela régua maçónica, pelo temor de Deus, a quem temos de prestar contas das nossas acções, palavras e pensamentos. Emite a ideia inflexível da imparcialidade e precisão de carácter. Simboliza a moralidade.
O esquadro e o compasso simbolizam também a materialidade do homem e sua espiritualidade.
Quando juntos e na sua apresentação representam respectivamente e dependendo de como se arrumam as Lojas e os trabalhos e ritual de Aprendiz, Companheiro ou Mestre.
A Letra G é a sétima letra de qualquer alfabeto que utilize o grafismo árabe e apresenta diversos significados:
- Geometria ou a Quinta Ciência - É fundamento da ciência positiva, simbolizando a ciência dos cálculos, aplicada à extensão, à divisão de terras, de onde surge a noção da parte que nelas a nós compete, na grande partilha da humanidade e dos direitos da terra cultivada;
- Gnose - É o mais amplo conhecimento moral, o impulso que leva o homem a aprender sempre mais e que é o principal fator do progresso;
- Gravitação - É a força primordial que rege o movimento e o equilíbrio da matéria;
- Geração - É a vida perpetuando a série dos seres. Força Criadora que se acha no centro de todo ser e de todas as coisas;
- Génio - É a inteligência humana a brilhar com seu mais vivo fulgor;
- Grandeza - O homem, a maior e mais perfeita Obra da Criação;
- Gimel - Uma palavra hebraica, entende-se os deveres do homem para Deus e os seus semelhantes.
Nenhum comentário :
Postar um comentário