De modo geral, nessa caracterização privelegiam-se fatores sociais e econômicos tais como riqueza, apropriação dos meios de produção, posição diante do sistema de produção, profissão, nível de consumo e origem dos rendimentos.
Considera-se ainda que os membros de uma classe social, além de terem no conjunto os mesmos interesses, tendem a compartilhar valores semelhantes.
Para Karl Marx, o que caracteriza uma classe social é sua posição na produção e em relação à propriedade dos entãos meios de produção. No capitalismo, ele identificou duas classes sociais principais:
- a burguesia (capitalistas) - classe formada pelos donos dos meios de produção (fábricas, fazenda, terra, maquinário etc.), e que os meios de produção são então de forma privada. (propriedade privada)
- e proletariado (trabalhadores) - grupo constituído pelos trabalhadores assalariados, que não possuem assim os meios de produção e vendem sua força de trabalho por uma salário que garante sua subsistência.
Nos moldes então desse pensameno social crítico, é que o trabalho se torna uma mercadoria, e a classe burguesa, por possuir a propriedade privada dos meios de produção, se torna a classe dominante e hegemônica, embora seja a minoria na sociedade.
Essa divisão entre classes sociais acaba por gerar, além da exploração do homem pelo homem, e a alienação, a desigualdades sociais, principalmente através da concentração de renda nas mãos de uma minoria.
Minoria essa, que por ser dominante e hegemônica, tem uma ampla influência na política, na cultura. e nas ideias.
Segundo Marx e Engels, na Ideologia Alemã, afirma que "as ideias dominante de uma época, são sempre as ideias da classe dominante".
Marx fez um amplo estudo sobre as classes social, à luz do pensamento moderno, e ainda definiu fundamentos sobre o seu processo de consciência, através do método histórico e dialético
[Atualmente] nas pesquisas de mercado, as classes são identificadas pura e simplesmente por estarem dentro de certas faixas construídas a partir dos níveis de renda e de consumo dos indivíduos (temos, assim, as classes A, B, C, D, etc). Para Karl Marx também o modo de produção é a base estrutural da sociedade, este condiciona todas as relações sociais, sendo assim, na sociedade capitalista, quem domina os meios de produção, no caso os burgueses, domina também ideologicamente a sociedade e consequentemente o Estado.
Em termos síntéticos, a definição de classes é melhor definida pelo pensamento marxista, e a mais coerente.
Marx afirma, em seus estudos, que a luta de classes sociais é o motor da história, é através do conflito social entre classes, que a história foi mudada em sua essência.
Nas palavras do próprio Marx:
patético :r
ResponderExcluirPara você vê, se fosse hoje eu escreveria diferente. O que uma universidade e a militancia não faz com a pessoa.
ResponderExcluira idiotice também é uma classe social .. e ai o nosso amigo anônimo faz parte da mesma :D
ResponderExcluirObrigado :m
ResponderExcluirPELOMENOS DA PRA FAZER O TRABALHO DE HISTORIA
ResponderExcluir:n
ResponderExcluir:r
ResponderExcluir:n
ResponderExcluirpatético mais da p/ fazer o trabalho de sociologia
ResponderExcluir:n
:q obrigadooooo
ResponderExcluir:d
ResponderExcluir:p ndbab
ResponderExcluirbando de nerd putos
ResponderExcluirlalalalala prefiro ismorf
ResponderExcluirla la lalalala cante uma cança la la lalalala santel de montao voces sao uns nerdsburros q n tenham oque fazer tenho um conselho vao da o cu pro te
ResponderExcluirobrigada valeu..;q
ResponderExcluirLegal gostei desas classe social mim ajudou bastante!!!
ResponderExcluirAdorei este testo . :a
nossa muito pouco conteudo
ResponderExcluirmuito superficial :r
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluiré uma bosta grande kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirNAGILA MARÇAL DISSE
ResponderExcluirILZA DISSE TBM
ResponderExcluir