segunda-feira, janeiro 25, 2010

O que é a Ciência?




Segundo o dicionário New Lexicon Webster, é o “conhecimento adquirido por meio de observação cuidadosa e da dedução das leis que regem as mudanças e condições, assim como pelo teste experimental dessas deduções”.
Segundo o mini dicionário Aurélio é um “conjunto metódico de conhecimentos obtidos mediante a observação e a experiência”.
A Ciência trata do conhecimento racional, que se refere ao mundo material ou da natureza, cujas regularidades querem explicar e predizer. Obtido através de um método experimental, do qual formam parte a observação, a experimentação e s inferências dos fatos observados.  Ciência é sistemática por que se organiza mediante hipóteses, leis, e um conhecimento objetivo e “público”, tendo em vista que busca ser reconhecida por todos como sendo verdadeira ou pelo menos, ser aceita por consenso universal.
O objetivo da Ciência é possibilitar-nos entender e acumular conhecimento sobre o universo. O vínculo para tais entendimentos é a teoria, que procura nos contar porque os fenômenos existem e como eles funcionam (J. Turner, 1991).
Uma característica distinta das teorias científicas é sua abstração. Elas são determinadas em termos muito genéricos porque o objetivo é explicar os fenômenos em todas as épocas e lugares.
Uma segunda característica única das teorias científicas é que elas são sujeitas a provas. Já foi inclusive dito que as teorias científicas existem para serem refutadas (Popper, 1959, 1969).
Quando as teorias resistem á prova de tempo – isto é, esforços repetidos de contestação -, então se tornam provisoriamente aceitas como verdade, como  “maneira” que as coisas realmente são. (Popper, 1969).
O que torna a Ciência única?
• A ciência não busca avaliar o que deveria, ou não deveria, existir ou ocorrer;
• Ela busca apenas compreender porque fenômenos existem e como funcionam, “sem” julgamentos de valor.
• A ciência gera determinada compreensão que desenvolve teorias abstratas e isentas de juízos de valor, as quais explicam o como e por que dos fenômenos.
• A ciência então sujeita essas teorias á verificação empírica, refutando-as ou modificando-as se os fatos não correspondem a elas.
A ciência usa métodos de coleta de dados podem ser contestados por outros para certificar-se que os dados usados para testar as teorias não são parciais;
• A ciência acumula conhecimento quando as teorias encontram sustentação consciente em testes empíricos e quando aquelas que não recebem tal sustentação são refutadas ou modificadas.
Historicamente, a ciência teve suas origens n Grécia, até o século VI a.C., primeiro na forma de matemática e astronomia, e logo em forma de cosmologias. Dentre várias possibilidades contemporâneas de se dividir o âmbito de atuação dos saberes ditos científicos, uma divisão parece mais sensata e efetiva, a saber, o modelo que define esses campos de saber.
• ciências matemáticas (aritmética, geometria, álgebra etc.);
•ciências naturais (física, química, biologia, geologia etc.);
• ciências humanas ou sociais (psicologia, sociologia, antropologia etc.);
• Ciências aplicadas (usa a tecnologia para interferir na natureza e no homem).

Campos específicos:
1.  Ciências formais -> Seu objeto de estudo, são construtos conceituais ou formais, como cálculos, raciocínios, teorias. Os conceitos referentes são conceituais.
2.  Ciências empíricas -> O objeto de estudo é parte da realidade física. O referente são as coisas, objetos ou fatos reais.
3.  Ciências d natureza -> O objeto de estudo é o mundo material. Recorrem ao método experimental, à observação e quantificação. Alguns exemplos seriam a física, química, biologia, botânica, zoologia, horologia etc.
4.  Ciências humanas -> Buscam um conhecimento objetivo do mundo humano e as relações sociais e também a cultura. Alguns exemplos seriam a história, sociologia, ciência política, direito etc.
5.  Ciências sociais -> O objeto de estudo são os fenômenos sociais. Alguns exemplos seriam a sociologia, a economia, a lingüística, a criminologia, a ciência política, a psicologia social etc.   

O conhecimento científico apresenta-se como:
·        Racional;
·        Metódico;
·        Objetivo;
·        Verificável;
·        Sistemático;
·        É formulado a partir de leis e teorias;
·        Comunicável;
·        Acumulativo;
·        Aberto a critica e eliminação de erros.
Concluindo, no seu sentido mais amplo, ciência (do Latim scientia, significando "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemático. Num sentido mais restrito, ciência refere-se a um sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico, assim como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tal pesquisa.
A ciência é o esforço sistemático para compreender o universo, partindo de idéias teóricas que receberam solido apoio com pesquisas meticulosamente desenvolvidas. A teoria é, definitivamente, o veículo pra se entender o universo, e revela duas características distintas:
·        Abstração e generalidade
·        Experimentação / empirismo.

Acumula-se conhecimento quando as teorias abstratas são confirmadas e confirmadas,
Houve um determinado segmento do pensamento social, derivado das reflexões clássicas, com ênfase em Kant, o historicismo alemão neokantiano do século XIX, de Dilthey e Rickert, que distinguia dois tipos de ciência: as da natureza, que buscam causalidades para fazer previsões , em que há uma relação de exterioridade entre sujeito e objeto e se busca obter explicações, leis, conexões; e as do espírito, voltadas para a história, a cultura e a sociedade, em que o essencial não é as causalidades, mas as motivações que produzem os movimentos dos sujeitos, as descrições qualitativas dos tipos e formas fundamentais da vida do espírito.
A eficácia da Ciência a tornou assunto de questionamento filosófico. A filosofia da ciência busca entender a natureza e a justificação do conhecimento científico e suas implicações éticas. Tem sido difícil fornecer uma explicação do método científico definitivo que possa servir para distinguir a ciência da não-ciência. 


Segundo o dicionário Aurélio:


ciência
[Do lat. scientia.]
Substantivo feminino.

1.
Conhecimento (3):
tomar ciência.

2.
Saber que se adquire pela leitura e meditação; instrução, erudição, sabedoria.
3.
Conjunto de conhecimentos socialmente adquiridos ou produzidos, historicamente acumulados, dotados de universalidade e objetividade que permitem sua transmissão, e estruturados com métodos, teorias e linguagens próprias, que visam compreender e, poss., orientar a natureza e as atividades humanas.
4.
Campo circunscrito, dentro da ciência (3), concernente a determinada parte ou aspecto da natureza ou das atividades humanas, como, p. ex., a química, a sociologia, etc.
5.
A soma dos conhecimentos humanos considerados em conjunto:
os progressos da ciência em nossos dias.

6.
Pop. Habilidade intuitiva, sabedoria:
“A ciência da aranha, da abelha e a minha, muita gente desconhece” (Luiz Vieira e João do Vale, da canção popular Na Asa do Vento).


Ciência aplicada. 1. Ciência (3) que é produzida com a intenção de ser aplicada a objetivos práticos. [Cf. tecnologia e ciência pura.]

Ciência básica. 1. Ciência (3) que trata dos aspectos mais gerais ou fundamentais da realidade, ger. sem preocupação com as suas aplicações práticas a curto prazo. 2. Ciência (3) que tem participação fundamental nos conhecimentos necessários ao exercício de um campo de atividade: a anatomia, a bioquímica, etc.

Ciência cristã. 1. Misto de religião e medicina mental, fundada em 1866 nos E.U.A. por Mary Baker-Eddy (1821-1910).

Ciência da computação. 1. Inform. Disciplina que estuda o projeto, a operação, o uso e a programação de computadores, aliando aspectos da matemática, da lógica, da engenharia e da teoria da informação.

Ciência infusa. 1. A que se supõe vinda de Deus por inspiração.

Ciência pura. 1. Ciência (3) em que a investigação é feita sem qualquer preocupação com a aplicação. [Cf. ciência aplicada.]

Ciências biológicas. 1. Biol. O conjunto das ciências [v. ciência (4)] cujos conhecimentos são fundamentalmente orientados para o estudo da biologia, ou são derivados dela: a biologia, a biofísica, a farmacologia, etc.

Ciências contábeis. 1. O conjunto das ciências aplicadas, ou afins, ou derivadas, ou que contribuem fundamentalmente para a contabilidade (1): a contabilidade e a administração.

Ciências da natureza. 1. Ciências naturais.

Ciências da saúde. 1. O conjunto das ciências básicas (2) e aplicadas que tratam da saúde humana e animal: a medicina, a odontologia, a veterinária, etc.

Ciências da Terra. 1. As ciências [v. ciência (4)] que tratam do meio físico ao redor do homem: a oceanografia, a geologia, a geografia física, a climatologia, etc.; geociências.

Ciências da vida. 1. O conjunto formado pelas ciências biológicas e da saúde.

Ciências econômicas. 1. Economia (7).

Ciências empíricas. 1. As ciências [v. ciência (4)] que são formadas pela observação da natureza e por teorias e hipóteses que podem ser com ela diretamente confrontadas. [Cf. ciências formais.]

Ciências exatas. 1. As ciências [v. ciência (4)] que se baseiam em teorias, normalmente expressas matematicamente, capazes de fornecer conceitos precisos.

Ciências experimentais. 1. Aquelas cujo método exige o recurso da experimentação.

Ciências físicas. 1. A física, a química, e ciências afins, como a meteorologia, a hidrologia, a geologia.

Ciências formais. 1. As ciências [v. ciência (4)] que têm como objetivo de estudo sistemas matemáticos, lógicos e similares, que não se referem, diretamente, à realidade física. [Cf. ciências empíricas.]

Ciências humanas. 1. As ciências [v. ciência (4)] que têm como objetivo de estudo o comportamento do homem e os fenômenos culturais humanos: a psicologia, a antropologia, a história, a sociologia, etc.

Ciências jurídicas. 1. O conjunto das ciências derivadas do direito (13), ou fundamentalmente influenciadas por ele: o direito internacional, o direito criminal, etc.

Ciências lingüísticas. 1. A lingüística e a fonética. 2. Aquelas que tratam da linguagem e das línguas, como a lingüística, a lingüística aplicada, a neurolingüística, a psicolingüística e a sociolingüística.

Ciências matemáticas. 1. As ciências [v. ciência (4)] em que as investigações fazem uso da matemática, ou são fundamentalmente influenciadas por ela, ou são dela derivadas: a matemática, a estatística, a física teórica, etc.

Ciências morais. 1. As que estudam os sentimentos, pensamentos e atos do homem, aquilo que constitui o espírito humano.

Ciências naturais. 1. As ciências [v. ciência (4)] que têm como objetivo de estudo a natureza em torno do homem, sendo este incluído apenas na condição de animal natural: a física, a química, a astronomia, a geologia, a biologia. [Cf. história natural.]

Ciências normativas. 1. Aquelas que, como a lógica e a moral, traçam normas ao pensamento e à conduta humana.

Ciências ocultas. 1. Ocultismo (1).

Ciências políticas. 1. O conjunto das ciências que estudam a organização e o funcionamento do Estado, e as interações dos grupos nele existentes: a política, a sociologia, etc.

Ciências sociais. 1. As ciências [v. ciência (4)] que têm como objetivo de estudo os grupos humanos: a sociologia, a antropologia, a geografia humana, a história, a lingüística, a pedagogia, a psicologia social.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

segunda-feira, janeiro 25, 2010

O que é a Ciência?




Segundo o dicionário New Lexicon Webster, é o “conhecimento adquirido por meio de observação cuidadosa e da dedução das leis que regem as mudanças e condições, assim como pelo teste experimental dessas deduções”.
Segundo o mini dicionário Aurélio é um “conjunto metódico de conhecimentos obtidos mediante a observação e a experiência”.
A Ciência trata do conhecimento racional, que se refere ao mundo material ou da natureza, cujas regularidades querem explicar e predizer. Obtido através de um método experimental, do qual formam parte a observação, a experimentação e s inferências dos fatos observados.  Ciência é sistemática por que se organiza mediante hipóteses, leis, e um conhecimento objetivo e “público”, tendo em vista que busca ser reconhecida por todos como sendo verdadeira ou pelo menos, ser aceita por consenso universal.
O objetivo da Ciência é possibilitar-nos entender e acumular conhecimento sobre o universo. O vínculo para tais entendimentos é a teoria, que procura nos contar porque os fenômenos existem e como eles funcionam (J. Turner, 1991).
Uma característica distinta das teorias científicas é sua abstração. Elas são determinadas em termos muito genéricos porque o objetivo é explicar os fenômenos em todas as épocas e lugares.
Uma segunda característica única das teorias científicas é que elas são sujeitas a provas. Já foi inclusive dito que as teorias científicas existem para serem refutadas (Popper, 1959, 1969).
Quando as teorias resistem á prova de tempo – isto é, esforços repetidos de contestação -, então se tornam provisoriamente aceitas como verdade, como  “maneira” que as coisas realmente são. (Popper, 1969).
O que torna a Ciência única?
• A ciência não busca avaliar o que deveria, ou não deveria, existir ou ocorrer;
• Ela busca apenas compreender porque fenômenos existem e como funcionam, “sem” julgamentos de valor.
• A ciência gera determinada compreensão que desenvolve teorias abstratas e isentas de juízos de valor, as quais explicam o como e por que dos fenômenos.
• A ciência então sujeita essas teorias á verificação empírica, refutando-as ou modificando-as se os fatos não correspondem a elas.
A ciência usa métodos de coleta de dados podem ser contestados por outros para certificar-se que os dados usados para testar as teorias não são parciais;
• A ciência acumula conhecimento quando as teorias encontram sustentação consciente em testes empíricos e quando aquelas que não recebem tal sustentação são refutadas ou modificadas.
Historicamente, a ciência teve suas origens n Grécia, até o século VI a.C., primeiro na forma de matemática e astronomia, e logo em forma de cosmologias. Dentre várias possibilidades contemporâneas de se dividir o âmbito de atuação dos saberes ditos científicos, uma divisão parece mais sensata e efetiva, a saber, o modelo que define esses campos de saber.
• ciências matemáticas (aritmética, geometria, álgebra etc.);
•ciências naturais (física, química, biologia, geologia etc.);
• ciências humanas ou sociais (psicologia, sociologia, antropologia etc.);
• Ciências aplicadas (usa a tecnologia para interferir na natureza e no homem).

Campos específicos:
1.  Ciências formais -> Seu objeto de estudo, são construtos conceituais ou formais, como cálculos, raciocínios, teorias. Os conceitos referentes são conceituais.
2.  Ciências empíricas -> O objeto de estudo é parte da realidade física. O referente são as coisas, objetos ou fatos reais.
3.  Ciências d natureza -> O objeto de estudo é o mundo material. Recorrem ao método experimental, à observação e quantificação. Alguns exemplos seriam a física, química, biologia, botânica, zoologia, horologia etc.
4.  Ciências humanas -> Buscam um conhecimento objetivo do mundo humano e as relações sociais e também a cultura. Alguns exemplos seriam a história, sociologia, ciência política, direito etc.
5.  Ciências sociais -> O objeto de estudo são os fenômenos sociais. Alguns exemplos seriam a sociologia, a economia, a lingüística, a criminologia, a ciência política, a psicologia social etc.   

O conhecimento científico apresenta-se como:
·        Racional;
·        Metódico;
·        Objetivo;
·        Verificável;
·        Sistemático;
·        É formulado a partir de leis e teorias;
·        Comunicável;
·        Acumulativo;
·        Aberto a critica e eliminação de erros.
Concluindo, no seu sentido mais amplo, ciência (do Latim scientia, significando "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemático. Num sentido mais restrito, ciência refere-se a um sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico, assim como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tal pesquisa.
A ciência é o esforço sistemático para compreender o universo, partindo de idéias teóricas que receberam solido apoio com pesquisas meticulosamente desenvolvidas. A teoria é, definitivamente, o veículo pra se entender o universo, e revela duas características distintas:
·        Abstração e generalidade
·        Experimentação / empirismo.

Acumula-se conhecimento quando as teorias abstratas são confirmadas e confirmadas,
Houve um determinado segmento do pensamento social, derivado das reflexões clássicas, com ênfase em Kant, o historicismo alemão neokantiano do século XIX, de Dilthey e Rickert, que distinguia dois tipos de ciência: as da natureza, que buscam causalidades para fazer previsões , em que há uma relação de exterioridade entre sujeito e objeto e se busca obter explicações, leis, conexões; e as do espírito, voltadas para a história, a cultura e a sociedade, em que o essencial não é as causalidades, mas as motivações que produzem os movimentos dos sujeitos, as descrições qualitativas dos tipos e formas fundamentais da vida do espírito.
A eficácia da Ciência a tornou assunto de questionamento filosófico. A filosofia da ciência busca entender a natureza e a justificação do conhecimento científico e suas implicações éticas. Tem sido difícil fornecer uma explicação do método científico definitivo que possa servir para distinguir a ciência da não-ciência. 


Segundo o dicionário Aurélio:


ciência
[Do lat. scientia.]
Substantivo feminino.

1.
Conhecimento (3):
tomar ciência.

2.
Saber que se adquire pela leitura e meditação; instrução, erudição, sabedoria.
3.
Conjunto de conhecimentos socialmente adquiridos ou produzidos, historicamente acumulados, dotados de universalidade e objetividade que permitem sua transmissão, e estruturados com métodos, teorias e linguagens próprias, que visam compreender e, poss., orientar a natureza e as atividades humanas.
4.
Campo circunscrito, dentro da ciência (3), concernente a determinada parte ou aspecto da natureza ou das atividades humanas, como, p. ex., a química, a sociologia, etc.
5.
A soma dos conhecimentos humanos considerados em conjunto:
os progressos da ciência em nossos dias.

6.
Pop. Habilidade intuitiva, sabedoria:
“A ciência da aranha, da abelha e a minha, muita gente desconhece” (Luiz Vieira e João do Vale, da canção popular Na Asa do Vento).


Ciência aplicada. 1. Ciência (3) que é produzida com a intenção de ser aplicada a objetivos práticos. [Cf. tecnologia e ciência pura.]

Ciência básica. 1. Ciência (3) que trata dos aspectos mais gerais ou fundamentais da realidade, ger. sem preocupação com as suas aplicações práticas a curto prazo. 2. Ciência (3) que tem participação fundamental nos conhecimentos necessários ao exercício de um campo de atividade: a anatomia, a bioquímica, etc.

Ciência cristã. 1. Misto de religião e medicina mental, fundada em 1866 nos E.U.A. por Mary Baker-Eddy (1821-1910).

Ciência da computação. 1. Inform. Disciplina que estuda o projeto, a operação, o uso e a programação de computadores, aliando aspectos da matemática, da lógica, da engenharia e da teoria da informação.

Ciência infusa. 1. A que se supõe vinda de Deus por inspiração.

Ciência pura. 1. Ciência (3) em que a investigação é feita sem qualquer preocupação com a aplicação. [Cf. ciência aplicada.]

Ciências biológicas. 1. Biol. O conjunto das ciências [v. ciência (4)] cujos conhecimentos são fundamentalmente orientados para o estudo da biologia, ou são derivados dela: a biologia, a biofísica, a farmacologia, etc.

Ciências contábeis. 1. O conjunto das ciências aplicadas, ou afins, ou derivadas, ou que contribuem fundamentalmente para a contabilidade (1): a contabilidade e a administração.

Ciências da natureza. 1. Ciências naturais.

Ciências da saúde. 1. O conjunto das ciências básicas (2) e aplicadas que tratam da saúde humana e animal: a medicina, a odontologia, a veterinária, etc.

Ciências da Terra. 1. As ciências [v. ciência (4)] que tratam do meio físico ao redor do homem: a oceanografia, a geologia, a geografia física, a climatologia, etc.; geociências.

Ciências da vida. 1. O conjunto formado pelas ciências biológicas e da saúde.

Ciências econômicas. 1. Economia (7).

Ciências empíricas. 1. As ciências [v. ciência (4)] que são formadas pela observação da natureza e por teorias e hipóteses que podem ser com ela diretamente confrontadas. [Cf. ciências formais.]

Ciências exatas. 1. As ciências [v. ciência (4)] que se baseiam em teorias, normalmente expressas matematicamente, capazes de fornecer conceitos precisos.

Ciências experimentais. 1. Aquelas cujo método exige o recurso da experimentação.

Ciências físicas. 1. A física, a química, e ciências afins, como a meteorologia, a hidrologia, a geologia.

Ciências formais. 1. As ciências [v. ciência (4)] que têm como objetivo de estudo sistemas matemáticos, lógicos e similares, que não se referem, diretamente, à realidade física. [Cf. ciências empíricas.]

Ciências humanas. 1. As ciências [v. ciência (4)] que têm como objetivo de estudo o comportamento do homem e os fenômenos culturais humanos: a psicologia, a antropologia, a história, a sociologia, etc.

Ciências jurídicas. 1. O conjunto das ciências derivadas do direito (13), ou fundamentalmente influenciadas por ele: o direito internacional, o direito criminal, etc.

Ciências lingüísticas. 1. A lingüística e a fonética. 2. Aquelas que tratam da linguagem e das línguas, como a lingüística, a lingüística aplicada, a neurolingüística, a psicolingüística e a sociolingüística.

Ciências matemáticas. 1. As ciências [v. ciência (4)] em que as investigações fazem uso da matemática, ou são fundamentalmente influenciadas por ela, ou são dela derivadas: a matemática, a estatística, a física teórica, etc.

Ciências morais. 1. As que estudam os sentimentos, pensamentos e atos do homem, aquilo que constitui o espírito humano.

Ciências naturais. 1. As ciências [v. ciência (4)] que têm como objetivo de estudo a natureza em torno do homem, sendo este incluído apenas na condição de animal natural: a física, a química, a astronomia, a geologia, a biologia. [Cf. história natural.]

Ciências normativas. 1. Aquelas que, como a lógica e a moral, traçam normas ao pensamento e à conduta humana.

Ciências ocultas. 1. Ocultismo (1).

Ciências políticas. 1. O conjunto das ciências que estudam a organização e o funcionamento do Estado, e as interações dos grupos nele existentes: a política, a sociologia, etc.

Ciências sociais. 1. As ciências [v. ciência (4)] que têm como objetivo de estudo os grupos humanos: a sociologia, a antropologia, a geografia humana, a história, a lingüística, a pedagogia, a psicologia social.

Nenhum comentário :

Postar um comentário