Nós da Consulta Popular, reunidos na IV Assembleia Nacional Carlos Marighela em Salvador-BA entre os dias 31 de Janeiro à 4 Fevereiro de 2011, apoiamos todas as manifestação que estão ocorrendo em várias cidades do Brasil “contra o aumento da passagem no transporte coletivo”.
Entendemos que assim como a terra, a educação e a saúde, o transporte também não é mercadoria, é uma necessidade e um direito. Sem transporte coletivo a população não se locomove, tendo seu acesso restrito às demais outras atividades necessárias para a vida como o lazer, o trabalho, a educação, a saúde, etc.
Os empresários operam numa lógica de mercado, fazendo com que o povo ande em um transporte lotado, espere muito tempo no ponto e ainda por cima pague por uma tarifa que não corresponde as condições financeiras da população. Os aumentos das passagens restringem ainda mais o acesso da população, principalmente dos mais pobre deste país, favorecendo os interesses dos empresários do transporte que lucram milhões de reais as custas do povo trabalhador.
Vida em primeiro lugar! Não aos interesses dos empresários do transporte e repudiamos as atitudes tomadas pelos governos municipais e estaduais que pouco fazem para mudar concretamente os problemas reais do transporte coletivo, homologando aumentos da tarifa em final de ano para desmobilizar a juventude e os trabalhadores que estão nas ruas. Por isso reafirmamos que apenas com a organização e luta popular o povo brasileiro construirá uma nação que atenda os seus anseios e demandas históricas!
Transporte é direito, não é mercadoria!
Viva a luta e a organização popular!
Aumento não, abaixo a exploração!
Nenhum comentário :
Postar um comentário