quarta-feira, dezembro 23, 2009

Lixo, um problema que tem solução!

         Nos últimos trinta anos, o volume de lixo no mundo cresceu três vezes mais do que a população. A ploriferação de embalagens descartáveis e a culta do consumo e do desperdício já são responsáveis pelo despejo de 30 milhões de toneladas de resíduos sólidos no planeta todos os anos. Somente nos Estados Unidos, cada cidadão descarta anualmente, em média, o equivalente a dez vezes o seu peso em resíduos domésticos - o que inclui 90 latas de bebidas, 107 garrafas e frascos, 50 quilos de plástico e 70 latas de alimentos. Além da falta de espaço para armazenar adequadamente essa montanha de lixo, sua produção traz consequências desastrosas ao ambiente e saúde pública. Cada brasileiro produz, em média, um quilo de lixo por dia,  O número parece pequeno, mas é gigante quando multiplicado pelos 190 milhões de brasileiros. São mais de 130 mil toneladas de restos de comida, embalagens e outros resíduos decartados diariamente no país. E o que é pior, mais de 76% desse produto acabam nos lixões a céu aberto, contaminando o solo, a água, espalhando doenças, principalmente nas pessoas que tentam ganhar a vida nos lixões. A falta de destino adequado para os resíduos é um problema gravíssimo no Brasil; a solução desse problema devia ser uma das metas prioritárias do poder público. E há um única saída: a aplicação da regra ecológica dos 3R - reduzir, reutilizar e reciclar. Reduzir significa consumir menos e melhor, ou seja, comprar somente o necessário e evitar desperdícios. Reutilizar envolve um ou mais usos para certos objetos, como é comum acontecer com recipientes de vidro de requeijão, que podem ser reutilizados como copos, e estimular o consumo de produtos que tenha a embalagem retornável. Reciclar implica "devolver" as fábricas, para novo tratamento, objetos feitos com materiais recicláveis - apesar de também gerar resíduos, exigir grandes envestimentos e consumir energia elétrica, a reciclagem é o melhor destino para cerca de 30% dos detritos que acabam nos lixões e aterros. Estima-se que no Brasil poderia economizar mais de 10 bilhões de dólares por ano se reciclasse os resíduos domiciliares.
          Alguns resíduos que vão para a lixeira contêm substâncias tóxicas e, por isso, merecem cuidado especial. É o caso de pilhas, baterias de celular, algumas lâmpadas, remédios, tintas, embalagens de inseticida e certos materiais de limpeza. Pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, por exemplo, podem ser devolvidas às lojas, de onde são encaminhadas às fábricas para o tratamento adequado.


Alguns destinos do lixo:


• Lixão, vazadouro ou descarga de resíduos a céu aberto é uma forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos, que se caracteriza pela simples descarga do lixo sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública. O lixo é depositado em terreno a céu aberto



No "lixão" não há nenhum controle quanto aos tipos de resíduos depositados. Resíduos domiciliares e comerciais de baixa periculosidade são depositados juntamente com os industriais e hospitalares, de alto poder poluidor. A presença de catadores, que geralmente residem no local, e de animais (inclusive a criação de porcos), os riscos de incêndios causados pelos gases gerados pela decomposição dos resíduos constituem riscos associados aos lixões. Favorece também a ploriferação de animais transmissores de doenças, como baratas e ratos, além da poluição do solo e da água pelo chroume, um líquido escuro e malcheiroso que resulta da decomposição de materiais orgânicos.


• Aterros sanitários são considerados como um solução prática, relativamente barata de disposição final de resíduos urbanos e industriais - inclusive de resíduos que poderiam ser reciclados. Todavia demandam grandes áreas de terra, onde o lixo é depositado. Após o esgotamento do aterro, essas áreas podem ser descontaminadas e utilizadas para outras finalidades. Todavia, se o aterro não for adequadamente impermeabilizado e operado, constitui-se em fator de poluição ambiental e contaminação do solo, das águas subterrâneas e do ar. A poluição se deve ao processo de decomposição da matéria orgânica, que gera enormes quantidades de chorume - fluido que se infiltra para o solo e nos corpos d´água - e biogás, composto de metano e outros componentes tóxicos.
A construção do aterro sanitário requer a instalação prévia de mantas impermeabilizantes, que impedem a infiltração do chorume no solo e no lençol freático. O líquido que fica retido no aterro, o chorume, é então conduzido até um sistema de tratamento de efluentes para posterior descarte em condições que não agridam o meio ambiente. O lixo é colocado no solo, em valas forradas com lonas plásticas, compactado várias vezes por um trator. Além de ter um tempo de vida útil, sua implatação e manutenção têm custo elevado.




• Incineração é a queima do lixo em fornos e usinas próprias. Apresenta a vantagem de reduzir bastante o volume de resíduos e destrói os microrganismos que causam doenças, contidos principalmente no lixo hospitalar e industrial.
Depois da queima, resta um material que pode ser encaminhado para aterros sanitários ou mesmo reciclado. É recomendada a reutilização racionalizada dos materiais queimados para a confecção de borrachacerâmica e artesanato.
Com a incineração é possível uma redução do volume inicial de resíduos até cerca de 90% através da combustão, a temperaturas que variam entre 900 e 3 000 ° C. Por isso tem vindo a ser implementado em zonas de grande produção de lixo. No entanto, certos resíduos liberam gases tóxicos aos serem queimados. Nesses casos, para evitar a poluição do ar, é necessário instalar filtros e equipamentos especiais – o que torna o processo mais caro.
Trata-se de um sistema útil na eliminação de resíduos combustíveis, não tendo vantagens para outros materiais como, por exemplo, vidros e metais. Devido ao seu elevado teor em água, a matéria orgânica (que constitui cerca de 36% dos RSU) possui um baixo poder calorífico e como tal não é interessante incinerar sob o ponto de vista energético.


Interior de um forno de incineração
Deste processo resultam como produtos finais a energia térmica (que é transformada em energia eléctrica ou vapor), águas residuaisgasescinzas e escórias. Os gases resultantes da incineração têm de sofrer um tratamento posterior, uma vez que são compostos por substâncias consideradas tóxicas (chumbocádmiomercúrio,crómioarséniocobalto e outros metais pesadosácido clorídricoóxidos de azoto e dióxido de enxofredioxinas e furanosclorobenzenosclorofenóis e PCBs).
Um incinerador gera também emissões de dióxido de carbono, agente causador doefeito estufa.


• Compostagem é o conjunto de técnicas aplicadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos (folhas, estrume, restos de comida etc.), com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em húmus e nutrientes minerais; com atributos físicos, químicos e biológicos superiores (sob o aspecto agronômico) àqueles encontrados na(s) matéria(s) prima(s). Esses materiais orgânicos são aramazenados em determinados locais, passam pela ação decompositora de microorganismos e geram um produto denominado de composto, que pode ser misturado à terra e usado como adubo. A compostagem deminui o volume de lixo destinados  aterros sanitários.




• Reciclagem é o termo genericamente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.
O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.
O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o reaproveitamento do papel.
papel chamado de reciclado não é nada parecido com aquele que foi beneficiado pela primeira vez. Este novo papel tem cor diferente, textura diferente e gramatura diferente. Isto acontece devido a não possibilidade de retornar o material utilizado ao seu estado original e sim transformá-lo em uma massa que ao final do processo resulta em um novo material de características diferentes.
Outro exemplo é o vidro. Mesmo que seja "derretido", nunca irá ser feito um outro com as mesmas características tais como cor e dureza, pois na primeira vez em que foi feito, utilizou-se de uma mistura formulada a partir da areia.
Já uma lata de alumínio, por exemplo, pode ser derretida de volta ao estado em que estava antes de ser beneficiada e ser transformada em lata, podendo novamente voltar a ser uma lata com as mesmas características.




Cores dos cestos de separação para reciclagem



Ilustração de um cesto contendo o símbolo da reciclagem.
No Brasil os recipientes para receber materiais recicláveis seguem o seguinte padrão:
  • Preto:madeira
  • Laranja: resíduos perigosos
  • Branco: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde
  • Roxo: resíduos radioativos
  • Marrom: resíduos orgânicos
  • Cinza: resíduo geralmente não reciclável, misturado ou contaminado, não sendo possível de separação.
No Brasil, a cidade que mais recicla seu resíduos é Curitiba: atualmente, 20% de todo os resíduos produzidos - cerca de 450 toneladas por dia - são reciclados na cidade.


_______________________________


Indicação de filme que mostra a realidade de um lixão: Estamira (Filme Nacional, documentário)




4 comentários :

  1. Querida amiga avassaladora... Todos os problemas criados por nós tem solução, o unico que não é possivel resolver é "FALTA DE VONTADE DE FAZER"... esse infelizmente não tem solução.

    ResponderExcluir
  2. A tendência com o passar dos anos é de isso melhorar.

    Com as tecnologias e inovações recentes, logo logo o lixo passará a ser algo bem mais util do que é hoje.

    Boa Postagem!
    Abraços.

    ResponderExcluir

quarta-feira, dezembro 23, 2009

Lixo, um problema que tem solução!

         Nos últimos trinta anos, o volume de lixo no mundo cresceu três vezes mais do que a população. A ploriferação de embalagens descartáveis e a culta do consumo e do desperdício já são responsáveis pelo despejo de 30 milhões de toneladas de resíduos sólidos no planeta todos os anos. Somente nos Estados Unidos, cada cidadão descarta anualmente, em média, o equivalente a dez vezes o seu peso em resíduos domésticos - o que inclui 90 latas de bebidas, 107 garrafas e frascos, 50 quilos de plástico e 70 latas de alimentos. Além da falta de espaço para armazenar adequadamente essa montanha de lixo, sua produção traz consequências desastrosas ao ambiente e saúde pública. Cada brasileiro produz, em média, um quilo de lixo por dia,  O número parece pequeno, mas é gigante quando multiplicado pelos 190 milhões de brasileiros. São mais de 130 mil toneladas de restos de comida, embalagens e outros resíduos decartados diariamente no país. E o que é pior, mais de 76% desse produto acabam nos lixões a céu aberto, contaminando o solo, a água, espalhando doenças, principalmente nas pessoas que tentam ganhar a vida nos lixões. A falta de destino adequado para os resíduos é um problema gravíssimo no Brasil; a solução desse problema devia ser uma das metas prioritárias do poder público. E há um única saída: a aplicação da regra ecológica dos 3R - reduzir, reutilizar e reciclar. Reduzir significa consumir menos e melhor, ou seja, comprar somente o necessário e evitar desperdícios. Reutilizar envolve um ou mais usos para certos objetos, como é comum acontecer com recipientes de vidro de requeijão, que podem ser reutilizados como copos, e estimular o consumo de produtos que tenha a embalagem retornável. Reciclar implica "devolver" as fábricas, para novo tratamento, objetos feitos com materiais recicláveis - apesar de também gerar resíduos, exigir grandes envestimentos e consumir energia elétrica, a reciclagem é o melhor destino para cerca de 30% dos detritos que acabam nos lixões e aterros. Estima-se que no Brasil poderia economizar mais de 10 bilhões de dólares por ano se reciclasse os resíduos domiciliares.
          Alguns resíduos que vão para a lixeira contêm substâncias tóxicas e, por isso, merecem cuidado especial. É o caso de pilhas, baterias de celular, algumas lâmpadas, remédios, tintas, embalagens de inseticida e certos materiais de limpeza. Pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, por exemplo, podem ser devolvidas às lojas, de onde são encaminhadas às fábricas para o tratamento adequado.


Alguns destinos do lixo:


• Lixão, vazadouro ou descarga de resíduos a céu aberto é uma forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos, que se caracteriza pela simples descarga do lixo sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública. O lixo é depositado em terreno a céu aberto



No "lixão" não há nenhum controle quanto aos tipos de resíduos depositados. Resíduos domiciliares e comerciais de baixa periculosidade são depositados juntamente com os industriais e hospitalares, de alto poder poluidor. A presença de catadores, que geralmente residem no local, e de animais (inclusive a criação de porcos), os riscos de incêndios causados pelos gases gerados pela decomposição dos resíduos constituem riscos associados aos lixões. Favorece também a ploriferação de animais transmissores de doenças, como baratas e ratos, além da poluição do solo e da água pelo chroume, um líquido escuro e malcheiroso que resulta da decomposição de materiais orgânicos.


• Aterros sanitários são considerados como um solução prática, relativamente barata de disposição final de resíduos urbanos e industriais - inclusive de resíduos que poderiam ser reciclados. Todavia demandam grandes áreas de terra, onde o lixo é depositado. Após o esgotamento do aterro, essas áreas podem ser descontaminadas e utilizadas para outras finalidades. Todavia, se o aterro não for adequadamente impermeabilizado e operado, constitui-se em fator de poluição ambiental e contaminação do solo, das águas subterrâneas e do ar. A poluição se deve ao processo de decomposição da matéria orgânica, que gera enormes quantidades de chorume - fluido que se infiltra para o solo e nos corpos d´água - e biogás, composto de metano e outros componentes tóxicos.
A construção do aterro sanitário requer a instalação prévia de mantas impermeabilizantes, que impedem a infiltração do chorume no solo e no lençol freático. O líquido que fica retido no aterro, o chorume, é então conduzido até um sistema de tratamento de efluentes para posterior descarte em condições que não agridam o meio ambiente. O lixo é colocado no solo, em valas forradas com lonas plásticas, compactado várias vezes por um trator. Além de ter um tempo de vida útil, sua implatação e manutenção têm custo elevado.




• Incineração é a queima do lixo em fornos e usinas próprias. Apresenta a vantagem de reduzir bastante o volume de resíduos e destrói os microrganismos que causam doenças, contidos principalmente no lixo hospitalar e industrial.
Depois da queima, resta um material que pode ser encaminhado para aterros sanitários ou mesmo reciclado. É recomendada a reutilização racionalizada dos materiais queimados para a confecção de borrachacerâmica e artesanato.
Com a incineração é possível uma redução do volume inicial de resíduos até cerca de 90% através da combustão, a temperaturas que variam entre 900 e 3 000 ° C. Por isso tem vindo a ser implementado em zonas de grande produção de lixo. No entanto, certos resíduos liberam gases tóxicos aos serem queimados. Nesses casos, para evitar a poluição do ar, é necessário instalar filtros e equipamentos especiais – o que torna o processo mais caro.
Trata-se de um sistema útil na eliminação de resíduos combustíveis, não tendo vantagens para outros materiais como, por exemplo, vidros e metais. Devido ao seu elevado teor em água, a matéria orgânica (que constitui cerca de 36% dos RSU) possui um baixo poder calorífico e como tal não é interessante incinerar sob o ponto de vista energético.


Interior de um forno de incineração
Deste processo resultam como produtos finais a energia térmica (que é transformada em energia eléctrica ou vapor), águas residuaisgasescinzas e escórias. Os gases resultantes da incineração têm de sofrer um tratamento posterior, uma vez que são compostos por substâncias consideradas tóxicas (chumbocádmiomercúrio,crómioarséniocobalto e outros metais pesadosácido clorídricoóxidos de azoto e dióxido de enxofredioxinas e furanosclorobenzenosclorofenóis e PCBs).
Um incinerador gera também emissões de dióxido de carbono, agente causador doefeito estufa.


• Compostagem é o conjunto de técnicas aplicadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos (folhas, estrume, restos de comida etc.), com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em húmus e nutrientes minerais; com atributos físicos, químicos e biológicos superiores (sob o aspecto agronômico) àqueles encontrados na(s) matéria(s) prima(s). Esses materiais orgânicos são aramazenados em determinados locais, passam pela ação decompositora de microorganismos e geram um produto denominado de composto, que pode ser misturado à terra e usado como adubo. A compostagem deminui o volume de lixo destinados  aterros sanitários.




• Reciclagem é o termo genericamente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.
O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.
O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o reaproveitamento do papel.
papel chamado de reciclado não é nada parecido com aquele que foi beneficiado pela primeira vez. Este novo papel tem cor diferente, textura diferente e gramatura diferente. Isto acontece devido a não possibilidade de retornar o material utilizado ao seu estado original e sim transformá-lo em uma massa que ao final do processo resulta em um novo material de características diferentes.
Outro exemplo é o vidro. Mesmo que seja "derretido", nunca irá ser feito um outro com as mesmas características tais como cor e dureza, pois na primeira vez em que foi feito, utilizou-se de uma mistura formulada a partir da areia.
Já uma lata de alumínio, por exemplo, pode ser derretida de volta ao estado em que estava antes de ser beneficiada e ser transformada em lata, podendo novamente voltar a ser uma lata com as mesmas características.




Cores dos cestos de separação para reciclagem



Ilustração de um cesto contendo o símbolo da reciclagem.
No Brasil os recipientes para receber materiais recicláveis seguem o seguinte padrão:
  • Preto:madeira
  • Laranja: resíduos perigosos
  • Branco: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde
  • Roxo: resíduos radioativos
  • Marrom: resíduos orgânicos
  • Cinza: resíduo geralmente não reciclável, misturado ou contaminado, não sendo possível de separação.
No Brasil, a cidade que mais recicla seu resíduos é Curitiba: atualmente, 20% de todo os resíduos produzidos - cerca de 450 toneladas por dia - são reciclados na cidade.


_______________________________


Indicação de filme que mostra a realidade de um lixão: Estamira (Filme Nacional, documentário)




4 comentários :

  1. Querida amiga avassaladora... Todos os problemas criados por nós tem solução, o unico que não é possivel resolver é "FALTA DE VONTADE DE FAZER"... esse infelizmente não tem solução.

    ResponderExcluir
  2. A tendência com o passar dos anos é de isso melhorar.

    Com as tecnologias e inovações recentes, logo logo o lixo passará a ser algo bem mais util do que é hoje.

    Boa Postagem!
    Abraços.

    ResponderExcluir