terça-feira, julho 27, 2010

Noções de direção defensiva II

Vamos a uma segunda parte de direção defensiva.

Bom, sobre manobras, podemos dizer que a mais perigosa é a curva, e qual uma dica para se "defender" de uma curva? Não frear dentro da curva, mas sim antes e reduzir a marcha.

A força que tende jogar o veículo para fora é centrífuga.
A força que tende puxar o veículo para fora é centrípeta.


AQUAPLANAGEM E HIDROPLANAGEM

São a mesma coisa, o que muda é a origrm, aqua que vem do latim e hidro do grego.
É a aderência do pneu com o solo, em consequência da formação de uma camada de água na via proveniente na maioria das vezes da chuva.

COLISÕES

Um dos tipos de colisões é a misteriosa, que envolve apenas um veículo.

As posições de colisão entre dois veículos:

  • Colisão com o veículo de frente - uma das maneiras de se evitar é manter uma certa distância segura.
  • Colisão com o veículo de trás - uma das maneiras de se evitar isso é sinalizar corretamente e não frear bruscamente.
  • Colisão frente com frente (colisão frontal) é a mais violenta, geralmente ocorre uma explosão, uma das maneiras de se evitar isso é não entrar na contra-mão, não ultrapassar em curvas e ladeiras e evitar alta velocidade.
  • Colisão nos cruzamentos - qual a "regra" para isso? Parar e olhar para a direita.
  • Colisão ao ser ultrapassado - o que é fundamental para que isso não aconteça, é que você facilite a ultrapassagem, diminuindo a velocidade e indo um pouco mais a direita.
  • Colisão ao ultrapassar - recorra sempre ao seu retrovisor, ele está no carro para lhe auxiliar, só volte a faixa correta quando vizualizar os dois farois do veículo e não se esqueça de sinalizar hein.


DISTÂNCIAS
Existem cinco distâncias:

  • Distância de parada - é a distância percorrida desde o perigo visto até a parada final.
  • Distância de segmento - é a distância entre seu veículo e o veículo que está a sua frente.
  • Distância de de persepção - é a distância percorrida até você perceber o perigo.
  • Distância de reação - é a distância percorrida até você reagir ao perigo
  • Distância de frenagem - é a distância percorrida depois de acionado o sistema de freio.


CONDIÇÕES ADVERSAS:


  • Luz - penumbra -> falta de luz, ofuscamento -> excesso de luz
  • Tempo - chuva e neblina
  • Via - buracos
  • Trânsito - congestionamento
  • Veículo - falta de equipamento, equipamento quebrado e ou desrregulado,
  • Motorista - cansado, zangado, estressado, embreagado.

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terça-feira, julho 27, 2010

Noções de direção defensiva II

Vamos a uma segunda parte de direção defensiva.

Bom, sobre manobras, podemos dizer que a mais perigosa é a curva, e qual uma dica para se "defender" de uma curva? Não frear dentro da curva, mas sim antes e reduzir a marcha.

A força que tende jogar o veículo para fora é centrífuga.
A força que tende puxar o veículo para fora é centrípeta.


AQUAPLANAGEM E HIDROPLANAGEM

São a mesma coisa, o que muda é a origrm, aqua que vem do latim e hidro do grego.
É a aderência do pneu com o solo, em consequência da formação de uma camada de água na via proveniente na maioria das vezes da chuva.

COLISÕES

Um dos tipos de colisões é a misteriosa, que envolve apenas um veículo.

As posições de colisão entre dois veículos:

  • Colisão com o veículo de frente - uma das maneiras de se evitar é manter uma certa distância segura.
  • Colisão com o veículo de trás - uma das maneiras de se evitar isso é sinalizar corretamente e não frear bruscamente.
  • Colisão frente com frente (colisão frontal) é a mais violenta, geralmente ocorre uma explosão, uma das maneiras de se evitar isso é não entrar na contra-mão, não ultrapassar em curvas e ladeiras e evitar alta velocidade.
  • Colisão nos cruzamentos - qual a "regra" para isso? Parar e olhar para a direita.
  • Colisão ao ser ultrapassado - o que é fundamental para que isso não aconteça, é que você facilite a ultrapassagem, diminuindo a velocidade e indo um pouco mais a direita.
  • Colisão ao ultrapassar - recorra sempre ao seu retrovisor, ele está no carro para lhe auxiliar, só volte a faixa correta quando vizualizar os dois farois do veículo e não se esqueça de sinalizar hein.


DISTÂNCIAS
Existem cinco distâncias:

  • Distância de parada - é a distância percorrida desde o perigo visto até a parada final.
  • Distância de segmento - é a distância entre seu veículo e o veículo que está a sua frente.
  • Distância de de persepção - é a distância percorrida até você perceber o perigo.
  • Distância de reação - é a distância percorrida até você reagir ao perigo
  • Distância de frenagem - é a distância percorrida depois de acionado o sistema de freio.


CONDIÇÕES ADVERSAS:


  • Luz - penumbra -> falta de luz, ofuscamento -> excesso de luz
  • Tempo - chuva e neblina
  • Via - buracos
  • Trânsito - congestionamento
  • Veículo - falta de equipamento, equipamento quebrado e ou desrregulado,
  • Motorista - cansado, zangado, estressado, embreagado.

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