Antes de você responder, o Sistema Único de Saúde - SUS -, criado a partir da Constituição Federal de 1988, que trás em em seues artigos (196 ao 200) que a saúde é de dever do Estado e de direito do cidadão, com suplemento do setor privado.
Essa conquista do povo brasileiro, adveio a partir do Movimento da Reforma Sanitária, onde a saúde se ampliou e universalizou, o que se conolidou principalmente a partir a implementação do SUS, principalmente a partir de sua lei orgânica, a 8080 de 1990.
Hoje, se demonstra como um notável sistema nacional, presente nos 5.570 municípios do território nacional e com dever de abarcar 200 milhões de brasileiros em 27 estados e distrito federal, e sendo assim, trata-se de um sistema recente e que está envolto de contradições, dinâmica, pluralidade e aspectos multifacetados.
O Brasil é o único país com mais de 100 milhões de habitantes que assumiu o desafio de ter um sistema universal, público e gratuito de Saúde. O SUS comporta todos os entes federaivos: União, Estados, Municípios e Distrito Federal num único sistema que é descentralizado, com direção única em cada esfera de governo, mas que deve ser organizado sob o formato de rede regionalizada de saúde e com financiamento compartilhado, administrativa e politicamente descentralizado.
O SUS é responsável por inúmeras campanhas de vacinação, possui diversas unidades de saúde da família, tem como principio o controle social, o SUS é também referência em transplantes e outros serviços de média e alta complexidade.
Apesar de ter ainda imperfeições e diversos processos em consrução, o SUS realiza 97% das quimioterapias no Brasil, assim como grande maioria de partos de alta complexidade e de parto natural, este último que pode ser realizado de maneira mais humanizada e com menos risco de infecção.
Segundo dados apresentados pelo Ministério, tendo como referência o ano de 2012, em números, o SUS realizou nesse ano:
- 3,7 bilhões de procedimentos ambulatoriais/ano
- 531 milhões de consultas médicas/ano
- 1 milhão de internações/mês
- Maior sistema público de transplantes de órgãos do mundo
- 97% do mercado de vacinas é movimentado pelo SUS
- 32,8 milhões de procedimentos oncológicos (2010-2012)
- 97% dos procedimentos de quimioterapia são feitos no SUS
- 3,5 milhões de OPM ambulatoriais (cadeira de rodas, aparelho auditivo, bolsa de ostomia, prótese ocular, muletas, bengalas)
Mas, voltando a pergunta, qual o melhor plano de saúde?
Mais financiamento para o SUS e mais garantia de direito para os usuário.
Por um SUS universal, integral e equânime!
http://www.senado.gov.br/
:n
ResponderExcluirA MAIORIA DAS PESSOAS QUE VEJO AQUI, NÃO TEM A MINIMA NOÇÃO DO QUE É O SUS.....SÃO PESSOAS QUE INFELIZMENTE , SE POLITIZAM POR INFORMAÇÕES DO "OUVI DISER"...." SAIU NA VEJA "....." OUVI NO JORNAL NACIONAL "....AI FICAM REPLICANDO MENTIRAS....ESPERO QUE ESTA POSTAGEM SEJA BEM INFORMATIVA E QUE ALGUNS POSSAM ENTENDER E PARAR DE FALAR E POSTAR BESTEIRAS ...
ResponderExcluir