domingo, junho 26, 2011

Você sabe o que é Educação Popular?



Olá professor/a.
O Serviço Social por essência é educação popular, é educação do povo e para o povo, é autonomia e emancipação do sujeito. Fazendo um recorte para o Serviço Social na academia, ou seja, para os estudantes de Serviço Social, nós Assistentes Sociais em processo de formação queremos te fazer um convite!
A Educação Popular faz a diferença no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, não um processo de “conscientização” onde você professor/a despeja seu conhecimento nas tabulas rasas dos estudantes, nós só queremos saber o que é real, mas não está claro.
Nós temos conhecimento, queremos falar em sala de aula, nos dê espaço, temos vivências no cotidiano que podem ser riquíssimas, podem muitas vezes partir do “senso-comum”, mas uma das funções do Educador é fazer a ponte com a “ciência”.
Os estudantes precisam saber mais sobre a práxis revolucionária, saber a aliar teoria e prática, o nosso curso historicamente tem compromisso com a classe trabalhadora e com os movimentos sociais, mas os estudantes (por um processo de crise de modo geral) estão apáticos, e criminalizando os movimentos (isso obviamente não é culpa do professor, mas vocês podem dar uma ajuda), digam a verdade em sala, que o movimento social é essencial para nossa prática profissional, e é princípio no nosso projeto ético-político.
Algumas dicas para facilitar o processo ensino-aprendizagem:
• Coloque as carteiras da sala em círculos, isso facilita as intervenções dos mais tímidos e da um “pé de igualdade” entre professor/a e estudante, isso também quebra com uma lógica disciplinar e militar (de preferenciar os “queridinhos” que sentam na frente e estigmatizar os “vagabundos/as” do fundão. E diminui a conversa dos grupinhos. Teste, e verá diferença!
• Dê espaço para o estudante falar, afinal temos que exercitar as falas em público e perder a timidez, pois a academia é o espaço para isso, estimule eles a isso, por exemplo pontuando participação, infelizmente é necessário, até que se sintam a vontade livremente pra expor o que pensam! Deixe claro no início da semestre/disciplina que o estudante tem vez e voz para falar o que achar necessário.
• As avaliações devem provocar os/as estudantes a pensarem e refletirem! O processo “toma lá dá cá”(questões objetivas) são importantes para concursos, mas as subjetivas são essenciais para exercitamos o processo de dissertação e colocar no papel o que pensamos. Mas atenção, as questões são subjetivas, e não devem ser analisadas do lado ideológico que se encontra você professor ou o autor do texto base, limites aí hein?! Pratique outros modelos de avaliação, seminários geralmente são falhos! FICA A DICA. (Pelo menos como são praticados atualmente).
• Sobre a metodologia fica uma dica que o Slide é um meio e não um fim, o que é central é explicar o conteúdo, principalmente com outras fontes, por que o texto já foi lido, traga algo novo! FAÇA A DIFERENÇA!

Atenciosamente.

PS: Essa carta em breve será colocada nos escaninhos dos/as professores/as do Deprtamento de Serviço Social d UFPB, se eu reprovar, já sabem.

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domingo, junho 26, 2011

Você sabe o que é Educação Popular?



Olá professor/a.
O Serviço Social por essência é educação popular, é educação do povo e para o povo, é autonomia e emancipação do sujeito. Fazendo um recorte para o Serviço Social na academia, ou seja, para os estudantes de Serviço Social, nós Assistentes Sociais em processo de formação queremos te fazer um convite!
A Educação Popular faz a diferença no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, não um processo de “conscientização” onde você professor/a despeja seu conhecimento nas tabulas rasas dos estudantes, nós só queremos saber o que é real, mas não está claro.
Nós temos conhecimento, queremos falar em sala de aula, nos dê espaço, temos vivências no cotidiano que podem ser riquíssimas, podem muitas vezes partir do “senso-comum”, mas uma das funções do Educador é fazer a ponte com a “ciência”.
Os estudantes precisam saber mais sobre a práxis revolucionária, saber a aliar teoria e prática, o nosso curso historicamente tem compromisso com a classe trabalhadora e com os movimentos sociais, mas os estudantes (por um processo de crise de modo geral) estão apáticos, e criminalizando os movimentos (isso obviamente não é culpa do professor, mas vocês podem dar uma ajuda), digam a verdade em sala, que o movimento social é essencial para nossa prática profissional, e é princípio no nosso projeto ético-político.
Algumas dicas para facilitar o processo ensino-aprendizagem:
• Coloque as carteiras da sala em círculos, isso facilita as intervenções dos mais tímidos e da um “pé de igualdade” entre professor/a e estudante, isso também quebra com uma lógica disciplinar e militar (de preferenciar os “queridinhos” que sentam na frente e estigmatizar os “vagabundos/as” do fundão. E diminui a conversa dos grupinhos. Teste, e verá diferença!
• Dê espaço para o estudante falar, afinal temos que exercitar as falas em público e perder a timidez, pois a academia é o espaço para isso, estimule eles a isso, por exemplo pontuando participação, infelizmente é necessário, até que se sintam a vontade livremente pra expor o que pensam! Deixe claro no início da semestre/disciplina que o estudante tem vez e voz para falar o que achar necessário.
• As avaliações devem provocar os/as estudantes a pensarem e refletirem! O processo “toma lá dá cá”(questões objetivas) são importantes para concursos, mas as subjetivas são essenciais para exercitamos o processo de dissertação e colocar no papel o que pensamos. Mas atenção, as questões são subjetivas, e não devem ser analisadas do lado ideológico que se encontra você professor ou o autor do texto base, limites aí hein?! Pratique outros modelos de avaliação, seminários geralmente são falhos! FICA A DICA. (Pelo menos como são praticados atualmente).
• Sobre a metodologia fica uma dica que o Slide é um meio e não um fim, o que é central é explicar o conteúdo, principalmente com outras fontes, por que o texto já foi lido, traga algo novo! FAÇA A DIFERENÇA!

Atenciosamente.

PS: Essa carta em breve será colocada nos escaninhos dos/as professores/as do Deprtamento de Serviço Social d UFPB, se eu reprovar, já sabem.

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